quarta-feira, 20 de abril de 2016

Produtos Esperados

A partir das experiências vivenciadas elaborar projetos de tecnologias sociais educacionais que possam ser adaptados e replicados em Salvador, focando na educação como forma de desenvolvimento da comunidade afrodescendente.

Elaborar modelo de programa de intercambio de jovens afrodescendentes entre a organização não governamental Project Brownstone e a satélite da organização no Brasil.

Para tanto estou estudando a legislação brasileira e norte americana a respeito e acompanhando de perto as discussões sobre o Marco Regulatório das organizações da Sociedade Civil:

Guia para organizações da sociedade civil produzido pela Columbia University

 

terça-feira, 19 de abril de 2016

Fora da instituição V

 

Visita ao Central Park no Harlem

 

 Durante a Residência Social fiz o seguinte relato fotográfico dos lugares que passei e das interações sociais que fiz. A imersão cultural se deu para muito além dos muros da instituição acolhedora e me proporcionou perceber diversidades de comportamentos e vivências, contextos históricos, sociais e políticos que justificam e reforçam a atuação da organização.


Valorização da estética negra, existem diversos salões de beleza no Harlem


Conheci um senhor norte americano, muito simpático, que foi casado com uma baiana
Onde comprei azeite de dendê e camarão seco

 

Fachada do Teatro Apollo

 

Fora da instituição IV

 

Vida Social dos Idosos:

 

Durante a Residência Social fiz o seguinte relato fotográfico dos lugares que passei e das interações sociais que fiz. A imersão cultural se deu para muito além dos muros da instituição acolhedora e me proporcionou perceber diversidades de comportamentos e vivências, contextos históricos, sociais e políticos que justificam e reforçam a atuação da organização.

 

 






Fora da instituição III

 

 Problemas Sociais 

 

 Durante a Residência Social fiz o seguinte relato fotográfico dos lugares que passei e das interações sociais que fiz. A imersão cultural se deu para muito além dos muros da instituição acolhedora e me proporcionou perceber diversidades de comportamentos e vivências, contextos históricos, sociais e políticos que justificam e reforçam a atuação da organização.

 

Idoso pedindo dinheiro no metrô

Camelôs/comercio informal



Camelôs/comercio informal

Fora da instituição II

 

Visita ao Harlem Hispânico:

 

Durante a Residência Social fiz o seguinte relato fotográfico dos lugares que passei e das interações sociais que fiz. A imersão cultural se deu para muito além dos muros da instituição acolhedora e me proporcionou perceber diversidades de comportamentos e vivências, contextos históricos, sociais e políticos que justificam e reforçam a atuação da organização.

 







 

Fiz Caruru e vatapá para um amigo brasileiro :

 



Fora da Instituição

 

Fora da Instituição 

 

Durante a Residência Social fiz o seguinte relato fotográfico dos lugares que passei e das interações sociais que fiz. A imersão cultural se deu para muito além dos muros da instituição acolhedora e me proporcionou perceber diversidades de comportamentos e vivências, contextos históricos, sociais e políticos que justificam e reforçam a atuação da organização.

 

VISITA A OUTROS BAIRROS:

Bronx:

Reunião entre amigos para confraternização de Dia de Ação de Graça. As anfitriãs são adeptas a cultos de religiões de matriz africana: candomblé.

 







 

 Queens:

 

Família Davis
Dia de Ação de Graça com família de Antigua, amigos do proprietário do apartamento, no qual me hospedei durante a residência.




quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Residência Social

Objetivo geral da residência: 
Identificar e avaliar como as ações da organização da sociedade civil Project Brownstone impactam na comunidade afrodescendente do Harlem no tocante aos programas educacionais destinados a jovem estudantes universitários da comunidade.

Objetivos específicos:
Compreender o processo de gestão da instituição;
Identificar,compreender e analisar os projetos desenvolvidos pela instituição;
Acompanhar e vivenciar as atividades desenvolvidas pela instituição; 
Verificar as diferenças e semelhanças entre as necessidades da comunidade afrodescendente  assistida pelo projeto e a realidade da comunidade afrodescendente de Salvador, no tocante a educação.

 
"A atividade de residência social nos parece, assim, de modo extremamente original ao suscitar uma tripla natureza: técnico-profissional, acadêmica e existencial. A primeira está relacionada ao conhecimento de uma prática suscitada pela experiência em que o sujeito confronta-se com a necessidade de resolver problemas de gestão. A segunda diz respeito a dimensão da pesquisa (exigindo rigor científico para sua realização), presente na experiência na qual o sujeito confronta-se com a necessidade de conhecer sua realidade enquanto sujeito e objeto de estudo, e cujo resultado assumirá a forma de uma análise organizacional, Finalmente, o caráter existencial de tal prática relaciona-se à experiência de imersão do sujeito numa realidade que lhe é estranha, permitindo a expansão do seu olhar sobre o mundo e suscitando  questionamentos sobra sua própria forma de encará-lo." 

Roesch, sylvia; FICHER, Tania Maria Diederichs; Melo, Vanessa Paternostro. Gestão do desenvolvimento social territorial e residência social: casos para ensino, Salvador: EDUFBA, CIAGS/UFBA, 2006, p. 69-70.