quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Residência Social

Objetivo geral da residência: 
Identificar e avaliar como as ações da organização da sociedade civil Project Brownstone impactam na comunidade afrodescendente do Harlem no tocante aos programas educacionais destinados a jovem estudantes universitários da comunidade.

Objetivos específicos:
Compreender o processo de gestão da instituição;
Identificar,compreender e analisar os projetos desenvolvidos pela instituição;
Acompanhar e vivenciar as atividades desenvolvidas pela instituição; 
Verificar as diferenças e semelhanças entre as necessidades da comunidade afrodescendente  assistida pelo projeto e a realidade da comunidade afrodescendente de Salvador, no tocante a educação.

 
"A atividade de residência social nos parece, assim, de modo extremamente original ao suscitar uma tripla natureza: técnico-profissional, acadêmica e existencial. A primeira está relacionada ao conhecimento de uma prática suscitada pela experiência em que o sujeito confronta-se com a necessidade de resolver problemas de gestão. A segunda diz respeito a dimensão da pesquisa (exigindo rigor científico para sua realização), presente na experiência na qual o sujeito confronta-se com a necessidade de conhecer sua realidade enquanto sujeito e objeto de estudo, e cujo resultado assumirá a forma de uma análise organizacional, Finalmente, o caráter existencial de tal prática relaciona-se à experiência de imersão do sujeito numa realidade que lhe é estranha, permitindo a expansão do seu olhar sobre o mundo e suscitando  questionamentos sobra sua própria forma de encará-lo." 

Roesch, sylvia; FICHER, Tania Maria Diederichs; Melo, Vanessa Paternostro. Gestão do desenvolvimento social territorial e residência social: casos para ensino, Salvador: EDUFBA, CIAGS/UFBA, 2006, p. 69-70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário